Nutrição e saúde

Benefícios da cúrcuma

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 19 julho 2022
Benefícios da cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz, usada como tempero, principalmente, na culinária da Índia, além de ser notória por suas propriedades medicinais. Também é conhecida como açafrão-da-terra, caso você encontre essa especiaria por aí.

Proveniente de uma planta com folhas longas, com cerca de 60 centímetros, e raízes de cor laranja, a coloração amarela-alaranjada da cúrcuma é bem característica, dando uma cor especial aos alimentos, tanto que na Ásia ela também é usada como corante de tecidos.

Quer saber como usar esse tempero, conhecer receitas com cúrcuma e saber benefícios da cúrcuma aqui no TudoReceitas. Confira!

Também lhe pode interessar: Benefícios da tâmara

Índice

  1. Benefícios da cúrcuma longa
  2. Benefícios da cúrcuma com pimenta preta
  3. Receitas com cúrcuma

Benefícios da cúrcuma longa

Quando falamos de cúrcuma, vale dizer que no Brasil, a espécie cúrcuma longa, que é da mesma família do gengibre, é a mais consumida.

Apesar de seu uso milenar, especialmente na medicina Ayurveda, a cúrcuma tem ganhado um destaque nos últimos tempos no Ocidente devido aos seus benefícios antioxidantes, além de ser um remédio natura e prevenir contra diversas doenças, inclusive, o câncer.

Entre os benefícios da cúrcuma estão: prevenção contra resfriados, redução de febre, anti-inflamatório, aumento da imunidade, melhoria da digestão, aceleração do metabolismo e redução do colesterol. Tanto que você pode encontrá-la facilmente em farmácias, vendida para o consumo em cápsulas. A praticidade é um dos benefícios da cúrcuma em cápsulas.

Benefícios da cúrcuma - Benefícios da cúrcuma longa

Benefícios da cúrcuma com pimenta preta

A cúrcuma combinada com a pimenta preta é uma mistura-chave, porque potencializa a absorção da cúrcuma pelo organismo. Sozinha, a cúrcuma é pouco absorvida pelo organismo, mas com a pimenta preta, que possui uma substância chamada piperina, essa função aumenta em até duas mil vezes!

Para isso, basta adicionar 5% da pimenta na quantidade total de cúrcuma. Os benefícios dessa combinação de cúrcuma com pimenta preta são: perda de peso, ação anti-inflamatória, prevenção contra o câncer, saúde digestiva, redução da artrite e melhoria nas articulações, entre outros.

Benefícios da cúrcuma - Benefícios da cúrcuma com pimenta preta

Receitas com cúrcuma

Agora que já sabemos sobre a origem e os benefícios da cúrcuma, vamos colocar a mão na massa para inserir esse ingrediente na nossa alimentação? Separamos algumas receitas bem fáceis para você fazer em casa:

  1. Receita de arroz com cúrcuma: o seu arroz vai ficar amarelinho e super saboroso com esse poderoso tempero. Veja como preparar.
  2. Receita de couve-flor com cúrcuma: para dar um sabor extra e deixar a couve-flor ainda mais nutritiva, uma receita rápida e simples.
  3. Receita de filé de frango com cúrcuma: para deixar o frango ainda mais saudável, e com um sabor levemente indiano, veja o passo a passo.
  4. Receita de Pão de Cúrcuma: pão caseiro é sempre uma delícia, com a cúrcuma, além de macio, vai ficar bem aromático.
  5. Leite Dourado para emagrecer com cúrcuma: conhecido como golden milk, é uma bebida indiana e uma ótima opção para substituir o café com leite. Com um cheiro delicioso e muito reconfortante para os dias mais frios, veja como preparar.
  6. Chá de cúrcuma (açafrão): um poderoso chá anti inflamatório, antioxidante, desintoxicante, além de ajudar a emagrecer é o chá com cúrcuma.
  7. Receita de Guisado de legumes vegano com cúrcuma: esse guisado de inspiração indiana usa especiarias como coentro, gengibre e cúrcuma - que deixa um cor inconfundível na comida! - para dar um sabor bem especial ao prato.
  8. Receita de Barra de Sementes com Cúrcuma: saudável e ótima para levar na bolsa e servir como um snack entre uma refeição e outra, essa barra leve sementes de girassol, abóbora e de gergelim, que são bem nutritivas, e a cúrcuma e a canela para contribuir com o paladar.
  9. Receita de cuscuz com cúrcuma: também conhecido como cuscuz com açafrão, a cor amarela é notável nesse prato, que pode ser preparado em apenas 30 minutos, veja o passo a passo.
  10. Receita de Risoto de cúrcuma: apesar de ter um aspecto bem gourmet, é bem fácil de fazer! O toque especial da cúrcuma combina bem o sabor do bacon nesta receita.
  11. Receita de Galinhada com Cúrcuma: A galinhada é bem típica em várias regiões do Brasil, mas aqui, além dos tradicionais ingredientes, acrescentamos a cúrcuma, que mescla bem com pimentão, tomate, cebola e pimenta.
  12. Receita de ovo pochê ao molho de cúrcuma: O ovo pochê é um meio termo entre o ovo cozido e frito, aqui vamos ensinar como fazer e ainda com o delicioso molho a base de cúrcuma (ou açafrão).
Benefícios da cúrcuma - Receitas com cúrcuma

Se gostou do artigo Benefícios da cúrcuma, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Benefícios da cúrcuma