PARTILHAR

Como temperar filé de frango

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. Atualizado: 15 março 2024
Como temperar filé de frango

A carne de frango é uma das mais versáteis na cozinha: você pode temperar e cozinhar de vários jeitos e, regra geral, fica sempre gostosa! Outra vantagem de cozinhar com frango é que é uma carne baixa em gordura, econômica e que agrada a todo o mundo, inclusive crianças.

Se você já esgotou as ideias de como temperar filé de frango, preste atenção a este artigo do TudoReceitas! Aqui sugerimos 8 ideias de temperos para filé de frango que deixarão você com vontade de experimentar. Confira abaixo todos os detalhes e prepare a lista de ingredientes!

Também lhe pode interessar: Como temperar bife

Tempero para filé de frango com mostarda

A mostarda é um condimento que super combina com a carne de frango, por isso não tem como dar errado usá-la. Para variar no sabor você pode experimentar cozinhar filé de frango com as diferentes variedades de mostarda: amarela, Dijon, escura, à l'ancienne, entre outras. Confira nossas sugestões para temperar filé de frango com mostarda:

Como temperar filé de frango - Tempero para filé de frango com mostarda

Tempero para filé de frango grelhado

O frango grelhado é uma opção saudável para quem quer reduzir as calorias na alimentação. Mas frango grelhado não tem de ser sem graça e um dos truques é temperar com ervas aromáticas e temperos em pó, de preferência 1 a 2 horas antes de grelhar (para que a carne pegue bem o sabor).

Confira nossos truques para cozinhar um frango grelhado suculento e tempere-o ainda cru com sal, pimenta do reino, páprica doce ou ardida e mostarda em pó. Experimente também fazer frango assado ao alho, uma combinação simples e que sempre resulta. Se preferir grelhar o frango simples, incremente o sabor no final acrescentando-lhe um pouco de molho chimichurri. Uma verdadeira delícia!

Como temperar filé de frango - Tempero para filé de frango grelhado

Tempero para filé de frango empanado

Uma das receitas de frango frito mais populares é a receita de frango frito americano do KFC, não tem como negar! Nela o frango é temperado com várias especiarias, entre as quais curry, páprica doce e pimenta caiena. Mas existem muitas outras que são uma delícia e que vale a pena experimentar. Confira nossas receitas de frango frito:

Como temperar filé de frango - Tempero para filé de frango empanado

Tempero para filé de frango no forno

Se você está planejando assar frango no forno existe um truque simples para tornar a carne mais macia e saborosa: deixar a carne marinando. O ideal é deixar o frango marinando por 1-2 horas antes de cozinhar. Você pode optar por um marinado básico, como nesta receita de frango marinado com limão e alecrim, poderá usar páprica como na receita de frango com páprica, ou arriscar e preparar um frango tandoori indiano, que fica marinando numa mistura de iogurte e várias especiarias.

Uma receita de frango assado que nunca falha e que impressiona pelo sabor é a receita de filé de frango com creme de cebola e maionese: tão simples de preparar e tão saborosa. Experimente!

Como temperar filé de frango - Tempero para filé de frango no forno

Tempero para filé de frango simples

Ao contrário do que acontece com a carne bovina, que basta grelhar com sal para ficar gostosa, no caso do frango vale a pena temperar a carne antes de grelhar, assim você garante que fica verdadeiramente saborosa.

Existem várias opções de tempero para frango que você pode experimentar, além das que se vendem no supermercado. Salsinha, alho e cebolinha misturados no azeite é uma ideia simples e gostosa mas, se você gosta de explorar sabores menos tradicionais, vale a pena conferir a receita de tempero cajun caseiro e de molho satay tailandês. Esfregue bem esses temperos no filé de frango, grelhe por 5 minutinhos de cada lado e surpreenda-se com a explosão de sabores!

Como temperar filé de frango - Tempero para filé de frango simples

Tempero para filé de frango fitness

Para temperar filé de frango de forma saudável, comece preparando uma marinada simples. Em uma tigela, misture suco de limão, alho picado, orégano, pimenta-do-reino e uma pitada de sal (opcional).

Após lavar e secar os filés de frango, mergulhe-os na marinada e deixe descansar na geladeira por 15 a 30 minutos.

Depois, grelhe os filés em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite de oliva ou asse-os no forno até ficarem cozidos por dentro e dourados por fora. Sirva com legumes grelhados, salada verde ou quinoa para uma refeição saudável e equilibrada.

Tempero para filé de frango frito

Para temperar filé de frango frito de forma saborosa, você pode seguir esta receita simples. Primeiro, tempere os filés de frango com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Em seguida, em uma tigela, misture farinha de trigo com alho em pó, cebola em pó, páprica e, se desejar, um toque de pimenta caiena para um pouco de calor. Passe os filés de frango nessa mistura de farinha, garantindo que fiquem bem revestidos.

Em seguida, frite os filés em óleo quente até ficarem dourados e crocantes por fora e cozidos por dentro. Certifique-se de escorrer o excesso de óleo em papel toalha antes de servir. Este tempero simples adicionará sabor e crocância aos seus filés de frango fritos.

Tempero para filé de frango na airfryer

Para preparar filé de frango na airfryer com um tempero saboroso, misture azeite de oliva, páprica defumada, alho em pó, cebola em pó, orégano seco, sal e pimenta-do-reino para formar uma pasta. Esfregue essa pasta nos filés de frango e pré-aqueça a airfryer a 180°C.

Coloque os filés temperados na cesta da airfryer e asse por 15 a 20 minutos, virando na metade do tempo, até que fiquem dourados e completamente cozidos. Este tempero proporciona um sabor defumado e aromático aos filés de frango, criando uma refeição deliciosa e saudável na airfryer.

Se gostou do artigo Como temperar filé de frango, sugerimos que entre na nossa categoria de Ideias para temperar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Guaraciaba
Gosto muito de receitas práticas e saborosas. Gostei das receitas . Obg!
A sua avaliação:
Juscivania Santos de Souza Oliveira
Amei todas as dicas e receitatambém 😘😍👏👏
A sua avaliação:
Mariama
Gostei da vossa página de receita

Elizabeth Cassiano
Eu já faço meu frango na panela dourando a cebola como se fosse pra temperar feijão , quando ela estiver bem marronzinha, jogo o frango já temperado com alho , pimenta do reino e sal! Ponho uma folha de louro também! Tampo a panela e não medo! Esse é o segredo! O caldo da cebola sobe e doura o frango! Depois de pronto jogo coentro ou cheiro Verde por cima! É muito gostoso! Cozinhar em fogo médio!
Sara Silva
Oi Elizabeth, seu frango deve ficar uma delícia mesmo! Obrigada por compartilhar sua receita 🙂
A sua avaliação:
Richard Sergei
Gosto de usar a mostarda para fazer o drumet e asa de frango na brasa, temperando com :cheiro verde, limão, mostarda, orégano, sal grosso e alho, fica muito bom.
Sara Silva
Oi Richard, obrigada pela sua dica! Parece ficar uma delícia mesmo 🙂
Michele Ortiz
Aqui no Sul colocamos uma colher de chá de açúcar no óleo para dourar antes de pôr a carne...
Dá cor e sabor ao frango!
Sara Silva
Oi Michele, obrigada pela dica! Com certeza fica uma delícia 🙂
Alessandra Guedes
Gostei muito das dicas. Vou experimenta-las,com certeza. Apesar de já utilizar a maioria dos ingredientes sugeridos, vou dar mais atenção para a utilização deles nas sugestões de preparo. Valeu!

Sara Silva
Oi Alessandra, obrigada pelo seu comentário! Experimente nossas dicas e com certeza seus filés ficarão bem gostosos 🙂
Como temperar filé de frango
1 de 6
Como temperar filé de frango

Voltar ao topo da página ↑